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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66618
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Título: | Contos africanos no PNLD-Literário nos Anos Finais: uma proposta para obra “Kalinda, a Princesa que Perdeu os Cabelos e Outras Histórias Africanas" |
Autor(es): | SANTOS, Luan Feliciano dos |
Palavras-chave: | Apreciação; Estética; Ética; Leitura; Ensino |
Data do documento: | 19-Ago-2025 |
Citação: | SANTOS, Luan Feliciano dos. Contos africanos no PNLD-Literário nos Anos Finais: uma proposta para obra “Kalinda, a Princesa que Perdeu os Cabelos e Outras Histórias Africanas”. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025 |
Abstract: | Para se pensar a presença da esfera literária no ensino dos anos finais, é necessário levar em consideração o que vem sendo trabalhado nas escolas, suas políticas públicas que têm sido implementadas (PNBE e PNLD), visando o acesso aos textos literários dentro e fora da escola. Além disso, dentro dos termos da pesquisa, cabe rever a presença da oralidade com o gênero literário conto popular africano, tendo em mente sua presença ainda tímida nas instituições de educação básica. Nesse sentido, o presente artigo, de metodologia qualitativa e propositiva, tem por objetivo analisar como as experiências de apreciação literária, a partir da obra de contos africanos “Kalinda, a Princesa que Perdeu os Cabelos e Outras Histórias Africanas”, de Celso Sisto, aprovado pelo PNLD literário de 2020, pode contribuir para o desenvolvimento do ensino com o texto narrativo nos Anos Finais. Este trabalho está amparado nas experiências de leitura, na sala de aula, que a obra pode proporcionar (Alves, 2017; Amorim; 2022; Azevedo, 2007; Cascudo, 2012; Cosson, 2020; Dalvi, 2013; Vieira, 2024; Zilberman, 2008), seja ela em suas diversas formas, relacionando às práticas de ensino, nas aulas de língua portuguesa. As narrativas desempenham um papel fundamental em termos de trabalho com a educação literária, ao permitir que o/a leitor/a possa alcançar experiências para além do campo da compreensão. Com esse fim, escolheram-se os contos “Kalinda, a princesa que perdeu os cabelos”, “Rafik, o menino do grão de ouro” e “Natula, a mulher dos beiços compridos”. Dentre as conclusões, aponta-se o potencial que a obra analisada pode proporcionar em termos de formação ética e estética, no trabalho com a tradição oral proporcionada pelo gênero narrativo dentro da sala de aula. Adotando assim, o modelo de “Trilhas Literárias”, a fim de possibilitar que o estudante possa adentrar nos jogos de linguagem proporcionados pela obra, envolvendo a cultura de cada país e seu imaginário popular tradicional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/66618 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
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